quarta-feira, 16 de março de 2011

PRECE DE GANDHI

(Texto de Mahatma Gandhi)









Se eu pudesse deixar algum presente a vocês,

deixaria acesso ao sentimento

de amar a vida dos seres humanos.



A consciência de aprender tudo

o que já foi ensinado pelo tempo afora.



Lembraria os erros que foram cometidos

para que não mais se repetissem.



A capacidade de escolher novos rumos.



Deixaria a vocês, se pudesse,

o respeito àquilo que é indispensável:

além do pão, o trabalho,

além do trabalho, a ação.



E quando tudo o mais faltasse, um segredo:

o de buscar em si mesmo a resposta e a força

para encontrar a saída.



----------- 000000000 ---------------













(música interpretada por Mercedes Sosa e Beth Carvalho)













Eu só peço a Deus

Que a dor não me seja indiferente.

Que a morte não me encontre um dia

solitário sem ter feito o que eu queria.





Eu só peço a Deus

Que a injustiça não me seja indiferente.

Pois não posso dar a outra face

se já fui machucado brutalmente.

Eu só peço a Deus

Que a guerra não me seja indiferente.

É um monstro grande, pisa forte

toda pobre inocência dessa gente.





Eu só peço a Deus

Que a mentira não me seja indiferente.

Se um só traidor tem mais força do que um povo

que esse povo não esqueça facilmente.





Eu só peço a Deus

Que o futuro não me seja indiferente.

Sem ter que fugir desenganado

pra viver uma cultura diferente.

Nenhum comentário: